Nesta terça-feira (24), milhões de famílias brasileiras devem curtir uma das noites mais esperadas do ano: a véspera de natal. Para muitas dessas pessoas, no entanto, a situação atual não é das mais simples, sobretudo do ponto de vista orçamentário.
Para quem recebe o Bolsa Família, por exemplo, curtir o Natal com apenas R$ 600 pode parecer uma tarefa impossível em um primeiro momento. Todavia, especialistas afirmam que existe a possibilidade de ter uma noite memorável mesmo usando uma segmento desse quantia com responsabilidade.
Inferior, você pode conferir uma lista de dicas importantes para as pessoas que desejam curtir o Natal com responsabilidade, sem comprometer muito o orçamento de R$ 600 do Bolsa Família.
Elenque as prioridades
Por mais que o Natal pareça ser uma sarau convidativa, em que existe uma vontade maior de gastar mais, a primeira e mais importante das dicas é elencar as suas prioridades.
Antes de pensar nas despesas com presentes ou decorações natalinas, é principal confirmar as suas necessidades básicas, uma vez que compras de víveres, medicamentos e pagamentos de contas fixas uma vez que chuva, luz e aluguel.
Organize um natal mais simples
Outra dica muito importante é organizar um Natal mais simples e significativo. Não é necessário gastar muito para comemorar essa data. Planejar uma ceia mais simples, composta por víveres acessíveis e que agradam a todos pode fazer toda a diferença.
Quem não gosta, por exemplo, de um arroz tingido, de uma salada e de um frango assado?
Faça listas e pesquise
Depois de definir quais são todos os itens que entrarão na sua comemoração, a próxima dica é pesquisar. Com essa lista em mãos, você vai conseguir encontrar os estabelecimentos que oferecem as melhores ofertas, e evitar gastos desnecessários.
Seja criativo
Se você quer presentear alguém da família, por exemplo, considere a possibilidade de fabricar presentes personalizados, uma vez que um artesanato ou uma memorandum feita em lar.
Essa é uma dica importante para que você economize quantia e ainda ofereça um presente único e próprio. Para as decorações, a dica é descrever com materiais recicláveis que podem ser transformados em bons enfeites.
Evite se endividar
Uma das maiores armadilhas do final do ano é o consumo impulsivo, que pode levar ao endividamento. Por isso, a dica é utilizar crédito, ou realizar compras à vista. Não será lítico debutar 2025 já com a dívida acumulada.
Divida os gastos
Porquê o Natal normalmente é uma sarau que se comemora com toda a família, uma dica importante é conversar com todos os membros que residem na sua lar sobre o planejamento orçamentário da celebração.
Essa, aliás, é uma oportunidade de explicar para as crianças que é importante se planejar financeiramente para evitar maiores gastos e problemas no porvir.
Guarde segmento do Bolsa Família
Quando estiver planejando tudo o que vai gastar no Natal, considere a urgência de velar um pouco de quantia do programa social desse mês de dezembro. Isso porque é provável que você precise da quantia para alguma emergência.
Mesmo que o valor guardado seja pequeno, esse hábito pode ajudar a fabricar um colchão financeiro para momentos de maior urgência, evitando situações de aperto em 2025.
Aproveite atividades gratuitas
Por todo o Brasil, várias cidades costumam organizar eventos gratuitos e culturais para toda a família. Uma dica é procurar saber o que está acontecendo no seu município e levar a sua família para aproveitar esses momentos sem dispêndio.
Reflita sobre o natal
Por término, mas não menos importante, outra dica é refletir sobre o verdadeiro significado do Natal. Independente da sua religião, o indumento é que essa sarau foi criada para comemorar o paixão, a união e a gratidão.
Lembre-se sempre que não existem comemorações maiores ou menores quando se trata dessa data. O que vale são seus pequenos gestos, uma vez que compartilhar uma repasto com um vizinho ou ajudar quem precisa.