24.4 C
Brasil
quarta-feira, 2, abril, 25

Lula lança novo plano para blindar Bolsa Família e BPC; entenda projeto

Fonte da imagem: Freepik

Você tambem pode gostar

spot_img


O governo federalista anunciou nesta semana um novo projecto de ação para substanciar a fiscalização dos benefícios sociais, com foco peculiar no Bolsa Família e no Mercê de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Vernáculo do Seguro Social (INSS).

O objetivo da medida, ainda segundo as indicações do governo federalista, é identificar fraudes e prometer que os recursos cheguem a quem realmente precisa.

O que muda na fiscalização do Bolsa Família e do BPC?

Ainda na terça-feira (18), o governo criou uma espécie de grupo de trabalho para aprimorar a gestão do Bolsa Família e do BPC. A coordenação ficará a missão do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), com base do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Penúria, responsável pelos benefícios.

O projecto surge em seguida o governo Lula mostrar irregularidades no uso do Cadúnico na gestão anterior. O Cadastro é uma espécie de lista do poder executivo que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

As medidas

O monitoramento do Cadúnico foi intensificado desde 2024 para detectar movimentações atípicas, incluindo crimes cibernéticos. Agora, o governo aposta em novas estratégias para evitar fraudes.

Entre as novas medidas, podemos referir:

  • Automatização de processos cadastrais: Atualização de dados de forma automática, reduzindo erros e facilitando o chegada das famílias beneficiárias.
  • Integração de bases de dados: O novo Cadúnico, já em operação desde março, cruza informações com Receita Federalista, Previdência Social e Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Uso de tecnologia para detectar inconsistências: Melhor cooperação entre o MDS, Ministério da Previdência, INSS, Cras e Creas.

Na prática, o governo aposta que esta série de medidas tem o potencial de fazer com que a integração de dados seja mais rápida. Antes, levante processo levava meses, e agora poderá ser feito em poucos dias.

Detalhes do Projecto de Ação

O Projecto de Ação 2025 da Rede Federalista de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único se estrutura em três eixos:

  1. Qualificação dos dados: Prometer que as informações estejam corretas e atualizadas.
  2. Aprimoramento da fiscalização: Monitoramento mais eficiente dos programas sociais.
  3. Prevenção de fraudes: Detecção antecipada de riscos e inconsistências.

Ministro defendeu medida sobre BPC e Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse em entrevista que o grande objetivo do governo é prometer que os recursos cheguem a quem realmente precisa.

“O numerário precisa chegar a quem tem recta. O esforço de 2025, sob o comando do presidente Lula, é tirar o Brasil do Planta da Penúria. Com esse projecto, alcançaremos mais eficiência e melhores resultados para os mais pobres”, afirmou o ministro.

Bolsa Família

Com estudo ou não, o veste é que os pagamentos do Bolsa Família seguem ocorrendo normalmente nesta semana. Especificamente nesta quinta-feira (20), o saldo está sendo liberado para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 3.

Os pagamentos do Bolsa Família são feitos de maneira escalonada. Inferior, você pode conferir o calendário de repasses para o mês de março:

  • 18 de março – NIS final 1
  • 19 de março – NIS final 2
  • 20 de março – NIS final 3 (grupo que recebe hoje)
  • 21 de março – NIS final 4
  • 24 de março – NIS final 5
  • 25 de março – NIS final 6
  • 26 de março – NIS final 7
  • 27 de março – NIS final 8
  • 28 de março – NIS final 9
  • 31 de março – NIS final 0

Pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de calamidade pública ou de emergência reconhecida pelo governo federalista têm prioridade no processo de seleção, e podem receber o saldo já nesta terça-feira (18), independente do final do NIS.

O BPC

O BPC é um mercê pago pelo INSS aos cidadãos que possuem mais de 65 anos, além de indivíduos que possuem qualquer tipo de deficiência física e/ou intelectual que os impeça de trabalhar. O valor dos pagamentos mensais equivale sempre a um salário mínimo completo, ou seja, R$ 1.518.


Paula Mescal
Paula Mescal
Jornalista com domínio em assuntos voltados para a área de concursos no Brasil e cursos profissionalizares de ensino a distância.

Fique por dentro!

- Seja informado(a) em tempo real.

- Últimas noticias, variedades, novidades e con

- Não perca nada e fique por dentro de tudo.

Ultimos visitados

spot_img