Quando você vai receber o Bolsa Família? Essa certamente é uma pergunta que ronda a cabeça de milhões de pessoas. De concórdia com as informações oficiais, esse é um mercê que realiza liberações de maneira escalonada.
Na prática, isso significa que nem todo mundo recebe o moeda em uma mesma data. Para evitar maiores confusões, a Caixa Econômica Federalista opta por dividir os repasses em 10 dias diferentes com as liberações sendo feitas aos poucos.�
Porquê saber o dia do pagamento do Bolsa Família
Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão precisa se consistir no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Essa é a numeração que identifica todas as pessoas que fazem segmento do Cadúnico do governo federalista.
Quem tem NIS final 1, por exemplo, pode receber o Bolsa Família primeiro. Do outro lado, quem tem NIS final zero, precisa esperar mais um pouco, porque esse grupo é o último a receber o mercê todos os meses.
No final das contas, a lógica de pagamento acaba sendo mais justa, porque todos os usuários recebem o Bolsa Família sempre com o pausa base de um mês.
O calendário do Bolsa Família em 2025
O governo federalista já divulgou o calendário completo do Bolsa Família para o ano de 2025. Desde já, portanto, os usuários do mercê social já podem se programar para o dia exato do seu pagamento
Inferior, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para todos os meses desse ano de 2025:
- Janeiro: 20 a 31/01
- Fevereiro: 17 a 28/02 (pago junto com o Auxílio Gás)
- Março: 18 a 31/03
- Abril: 15 a 30/04 (pago junto com o Auxílio Gás)
- Maio: 19 a 30/05
- Junho: 16 a 30/06 (pago junto com o Auxílio Gás)
- Julho: 18 a 31/07
- Agosto: 18 a 29/08 (pago junto com o Auxílio Gás)
- Setembro: 17 a 30/09
- Outubro: 20 a 31/10 (pago junto com o Auxílio Gás)
- Novembro: 14 a 28/11
- Dezembro: 10 a 23/12 (pago junto com o Auxílio Gás)
Para entender porquê funciona esse procedimento, listamos inferior porquê exemplo o calendário de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de abril:
- 15/04 – NIS final 1
- 16/04 – NIS final 2
- 17/04 – NIS final 3
- 22/04 – NIS final 4
- 23/04 – NIS final 5
- 24/04 – NIS final 6
- 25/04 – NIS final 7
- 28/04 – NIS final 8
- 29/04 – NIS final 9
- 30/04 – NIS final 0
Em dezembro, a história muda
Você deve ter percebido no calendário supra que existe uma lógica por trás desses pagamentos: eles são feitos sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês.
Essa lógica só não existe para o mês de dezembro. Nesse caso, o governo federal costuma antecipar o saldo para que todos os beneficiários recebam o Bolsa Família antes das festas de Natal e de Ano Novo.
Assim, no mês de dezembro os pagamentos do programa social são feitos nos 10 últimos dias úteis antes do Natal.
Cidades em situação de emergência
Outro ponto que também precisa permanecer simples em relação ao calendário do Bolsa Família é que pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública não precisam seguir as datas supra.
Nestes casos, o governo federalista antecipa os pagamentos já para a primeira data de liberação, independente do final do NIS. Assim, se você é usuário do Bolsa Família e reside em uma cidade que se encontra a situação de emergência, por exemplo, pode receber o saldo logo na data destinada para quem tem NIS final 1.�
O Bolsa Família
Atualmente, o Bolsa Família é considerado o maior programa de transferência de renda do país. Dados oficiais apontam que 20,5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do mercê nesse mês de abril.
Para ter recta ao saldo, é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federalista, além de ter uma renda per capita de até R$ 218.